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Muitas vezes, associamos crianças e cozinha à bagunça, o que já deixa os pais e responsáveis pela organização de tudo contrariados com a ideia de juntar esses dois. Mas, hoje vamos citar alguns benefícios dessa junção que superam (e muito) a sujeira deixada pelos pequenos.
As crianças não aprendem só na escola, com aulas de matemática e português. A partir de atividades divertidas, integrativas e que chamam a sua atenção, elas desenvolvem o seu lado criativo e entram em contato com habilidades que ainda não conheciam, instigando a curiosidade e a vontade de aprender.
A criança na cozinha tem contato com os ingredientes e o modo de preparo que formam os pratos que ela consome diariamente, não só com a preparação final. Esse contato com cada etapa, que leva um conjunto de ingredientes a se tornarem um prato, ajuda as crianças a valorizarem a comida e principalmente a entenderem todo o processo exigido para que a nossa refeição esteja à mesa.
Conhecer os alimentos antes de sofrerem qualquer tipo de cocção ou modificação e entender quais são as matérias-primas é muito importante, principalmente na infância, fase em que as crianças ainda estão desenvolvendo o seu paladar e as suas preferências alimentares.
A criança na cozinha se torna hábil a desenvolver criatividade, linhas de raciocínio e habilidade de seguir regras quando necessário.
Muitas vezes a gastronomia pode se manifestar como uma arte. A forma como dispomos a comida no prato, a maneira como decidimos decorar um bolo ou um biscoito, ou até mesmo os temperos e ingredientes que decidimos utilizar nas receitas. Esse contato com essa forma de arte na infância ajuda a aguçar muito a criatividade dos pequenos.
Essa experiência, também permite que as crianças aprendam formar linhas de raciocínio. A partir de diferentes modos de preparos de diversas receitas, elas começam a fazer associações entre as receitas e percebem os padrões. Assim, podem criar um “passo a passo” da maneira como vão cozinhar, aprendendo a se organizar melhor.
Os pequenos são direcionados a seguir uma receita, que tem medidas exatas e um modo de preparo. Entendendo que devem seguir o que é proposto pela receita para que a preparação fique como imaginaram, eles também comprendem que, mesmo devendo utilizar a criatividade para combinações, as orientações devem ser respeitadas. Assim, elas entendem a importância de seguir as “regras” da receita e podem aplicar essa lógica para outras áreas importantes.
A criança na cozinha pode desenvolver habilidades matemáticas e aprender novas palavras. As receitas culinárias envolvem muitos números. 1/2 xícara de chá de farinha de trigo, 1 colher de sopa de cacau em pó, 1 unidade de ovo. Fazer o “mise en place” com as crianças, ou seja, separar todos os materiais e medir todos os ingredientes que serão utilizados no preparo, pode ser muito benéfico para o desenvolvimento de suas habilidades matemáticas. Reconhecer e aferir as medidas, contar os ingredientes ou até mesmo ligar o forno na temperatura correta pode ajudar muito na compreensão dos números.
A cozinha abre um espaço para que a criança crie laços afetivos. Podemos nos surpreender com a potencialidade do ato de cozinhar, sobretudo o ato de cozinhar em conjunto com quem amamos. Reservar momentos para cozinhar com as crianças que você convive pode contribuir para o fortalecimento dos laços afetivos. Esse tempo de qualidade nunca é esquecido, então envolva as crianças nesse processo.
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